Escadão Marielle Franco amanhece pichado com frase
Reprodução/Instagram
Escadão Marielle Franco amanhece pichado com frase "Viva Borba Gato"

Ao se pronunciar sobre a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Domingos Brazão e do ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) declarou que os três "são os autores intelectuais" dos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Eles foram detidos neste domingo durante uma operação da Polícia Federal. Os três negam as acusações. Segundo investigadores, havia um risco potencial de fuga, o que justificou a necessidade de surpreender os envolvidos no caso.

A operação Murder Inc. ocorre menos de uma semana após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar a delação premiada de Ronnie Lessa, a PF e a PGR. Lessa, um ex-policial militar, foi preso em março de 2019 por sua participação nos assassinatos e, na delação de Élcio de Queiroz, outro ex-policial militar, é apontado como o autor dos disparos que mataram a vereadora e o motorista. Lessa foi expulso da corporação e condenado em 2021 a quatro anos e meio de prisão por ocultar as armas supostamente usadas no crime.

No acordo de delação premiada, Ronnie Lessa apontou que Domingos Inácio Brazão e seu irmão João Francisco Inácio Brazão seriam os mandantes da morte de Marielle, mediante pagamento, "por motivo torpe e com o emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas."

Estão sendo cumpridos um total de 12 mandados de busca e apreensão, todos autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O delegado Giniton Lages, ex-chefe da Delegacia de Homicídios na época dos crimes, também é alvo de um mandado de busca e apreensão.

"A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como alvos os autores intelectuais dos crimes de homicídio, de acordo com a investigação. Também são apurados os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça", informou a PF, em nota.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!