Um tornado atingiu casas em Estrela de Alagoas, no Agreste alagoano, na tarde dessa quinta-feira (22). O fenômeno deixou um rastro de destruição com residências destelhadas, e moradores registraram o ocorrido. De acordo com o MetSul, tornados são eventos raros no Nordeste do país.
Cerca de 10 residências tiveram estragos registrados. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), toda a região estava sob aviso meteorológico emitido pela pasta à população. O tornado, afirmam, foi de pequena proporção, com intensidade F0 na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno.
Moradores comunicaram que a Prefeitura de Estrela de Alagoas se comprometeu a fazer o reparo nas casas atingidas.
Veja o vídeo:
"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo", explica o meteorologista Vinicius Nunes Pinho, em nota publicada pela Semarh-AL.
Pinho também afirma que um escoamento quente e úmido do leste, em confronto com o ar frio e seco que veio do sul, teria provocado uma instabilidade climática e favorecido a formação do tornado.
"No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento", complementa.