Atlas Intel: governo Lula é aprovado por 52% dos brasileiros

O levantamento foi publicado nesta terça-feira (6) e avaliou o desempenho da gestão em diversas áreas

Janja da Silva e Lula
Foto: Reprodução/redes sociais
Janja da Silva e Lula

Um levantamento feito pelo Atlas Intel mostrou o percentual de aprovação do desempenho do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (6), o presidente tem a aprovação de 52% dos brasileiros. Em contrapartida, 43% desaprova e 6% não sou responder. 

Percentual apresenta uma crescente perante a pesquisa anterior. Em novembro, os índices eram de 50% de aprovação, 47% de desaprovação e 3% não soube responder.

Na entrevista para a pesquisa, o instituto questionou sobre a avaliação do governo. Com isso, 42% dos entrevistados classificam o governo como bom ou ótimo, 39% como ruim ou péssimo e 16% como regular. Os 3% restantes não souberam responder.

A percepção do governo acabou sofrendo uma mudança pequena dos números apresentados em 2023. Na época, 43% classificavam como bom ou ótimo, 45% como ruim ou péssimo e 11% como regular.

A pesquisa ainda fez um levantamento quanto ao desempenho do governo por áreas, sendo o principal destaque positivo os Direitos humanos e igualdade racial. Nele, a percepção de ótimo está em 39%. Em contrapartida, a pior avaliada é sobre a Justiça e combate à corrupção, com 44% de "péssimo".

O levantamento utiliza da metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR. Nela, os entrevistados são recrutados organicamente durante o uso da internet em um território geolocalizado. Ela pode ser realizada por qualquer dispositivo.

Segundo o instituto, os resultados passam ainda por uma análise pós-estratificada para garantir maior representatividade nacional. Nela, são analisados sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

Ao todo, 7.405 pessoas responderam à pesquisa entre os dias 28 e 31 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança.