Lula lamenta morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile

Líder chileno morreu aos 74 anos

Foto: Reprodução/Governo do Chile
Ex-presidente chileno Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta terça-feira (6) a morte do ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera. O chileno tinha 74 anos de idade e veio a óbito após sofrer um acidente aéreo por volta das 15h, Lago Ranco, na região central do país vizinho.

“Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu Lula.

Outros líderes da América do Sul também manifestaram pesar pela morte do ex-presidente chileno. “Conheci o presidente Piñera há vários anos. Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente. A título de exemplo, basta citar o seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia. Aos chilenos e sua família minhas condolências”, publicou Lacalle Pou, presidente do Uruguai.

O ex-presidente argentino Mauricio Macri declarou: “Tristeza imensa pela morte do meu querido amigo Sebastián Piñera. Uma pessoa boa, comprometida como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e democracia na América Latina... Realmente é uma perda total, insubstituível. Hoje me despeço de um amigo e líder notável. Todo o meu carinho para sua família”.

Alberto Fernandez também lamentou o falecimento de Piñera. “Acabei de saber da morte do ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera. Lembro-me dele com sincero carinho, desfrutando de lindos encontros que permanecem em mim além de nossas diferenças. Minhas condolências à sua família e a todos que o amavam””, escreveu.

Confira outros manifestos:


Morte

De acordo com o "La Tercera", fontes do governo afirmaram que, além de Piñera, mais três pessoas estavam a bordo do helicóptero. Quando as equipes de resgate chegaram ao local, a aeronave já estava submersa nas águas do lago, e o ex-presidente foi o único tripulante que não foi encontrado.

Os jornais "ABC", da Espanha, e "Clarín", da Argentina, também publicaram sobre o acidente. O portal argentino informou que Piñera era o piloto da aeronave e não conseguiu tirar o cinto de segurança para sair dela a tempo. Duas pessoas nadaram até a margem, e uma terceira foi resgatada na água.