Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 22/12/2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu um artigo de opinião para o jornal The Washington Post nesta segunda-feira (8) comparando os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2022 à invasão do Capitólio nos Estados Unidos em 2021.

“Uma semana após a posse de um governo recém-eleito, grupos extremistas invadiram as sedes dos Três Poderes da república. Movidos pela mentira e pela desinformação, quebraram janelas e destruíram objetos históricos e obras de arte enquanto transmitiam suas ações pela internet”, escreveu Lula.

O texto, publicado originalmente em inglês, defende que o 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe encabeçada por líderes políticos extremistas da extrema-direita. Segundo o presidente, essas lideranças sacrificariam a democracia para benefício próprio.

Lula também mencionou que seus opositores puseram em dúvida o resultado das urnas. O próprio ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político por conta dos comentários que fez em uma reunião com embaixadores em julho de 2022.

“O sistema eleitoral brasileiro, reconhecido internacionalmente por sua integridade, foi questionado por aqueles que foram eleitos nesse mesmo sistema. Sem provas, eles reclamaram da urna eletrônica do Brasil, assim como os negacionistas eleitorais nos Estados Unidos reclamaram da votação pelo correio. O objetivo destas falsas denúncias era desqualificar a democracia para perpetuar o poder de forma autocrática”, pontuou o chefe do Executivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!