A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reagiu nesta quarta-feira (20) ao dono da rede X, Elon Musk, que afirmou não entender como "alguém advinhar a senha" do perfil primeira-dama é responsabilidade da plataforma. A fala do bilionário veio após críticas de Janja à rede social depois que o perfil dela foi invadido por hackers, que propagaram mensagens de ódio.
It is not clear how someone guessing her email password is our responsibility
— Elon Musk (@elonmusk) December 20, 2023
Em nota divulgada a jornalistas, Janja afirmou que não se surpeendeu com o "tom irônico do Sr. Elon Musk" depois que a primeira-dama afirmou que pretende processar a plataforma. "Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias."
A primeira-dama ainda disse que não é responsabilidade da plataforma "alguém adivinhar a senha", mas agir o mais rápido possível quando isso ocorre.
"Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio."
Janja classificou como "sintomático" o fato de o dono do X só ter se manifestado apenas após ela dizer que vai processar a plataforma. Ela ainda afirmou que também pretende processar a plataforma de sua conta de email, qual ela não revelou.
Lula se manifestou publicamente
Nesta terça-feira (19), uma semana após o ocorrido, o presidente Lula afirmou que fica "puto" com os ataques na internet contra Janja.
"Às vezes fico muito puto da vida. E estou falando a palavra puto de verdade", disse o petista durante transmissão ao lado da primeira-dama. "Fico puto da vida com as pessoas que atacam ela [Janja] pela internet. Fico puto porque eu nunca falei da mulher de um presidente, da mulher de um deputado, da mulher de um vereador. Acho uma canalhice a pessoa que faz isso. Por isso, fico puto por ela."
Foi na ocosião que Janja anunciou a intenção de processar a rede social e disse estar analisando o caminho jurídico a ser adotado, uma vez que o X não tem sede no Brasil.
"Eu não sei nem onde processar, se eu processo no Brasil, se processo nos Estados Unidos, porque processá-los eu vou, de alguma forma. A gente tem uma pesquisa, muitas pessoas públicas que têm as contas invadidas, como o primeiro-ministro da Austrália, então a gente tem que de alguma forma responsabilizar essas plataformas e regulá-las. O problema não é só do Brasil, é global", afirmou.
No domingo (17), quando retornou à rede social, Janja escreveu que cogitou não retomar a conta, mas decidiu continuar com o perfil para militar contra a violência que atinge mulheres na internet.
Nesta última semana, depois de ter meu e-mail, X e LinkedIn invadidos, me senti exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes. Foram momentos de angústia, ansiedade e tristeza, mas também de acolhimento e força com tantas mensagens de apoio e conforto que recebi.…
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) December 17, 2023