Circula nas redes sociais um vídeo em que a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é questionada por uma passageira sobre viajar na primeira classe de um avião. Quando a passageira, que filma a interação com Dilma, a ex-presidente responde: "Lógico, querida. Eu sou presidente de banco, querida. Ou você acha que presidente de banco viaja como?”. O vídeo foi publicado na última quarta-feira (13).
Desde março deste ano, Dilma foi empossada como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) , popularmente conhecido como "Banco dos Brics", em ausão ao bloco de países que formam a conjunção do banco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A brasileira ficará a frente da instituição até 2025. A indicação de Dilma para a presidência do NBD foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Enquanto Lula te dá lição de moral e diz que a classe média ostenta demais no Brasil, Dilma luxa com o dinheiro do povo e viaja de primeira classe porque, segundo ela mesma, ela é "presidente de banco, querida". O que você acha desse vídeo? pic.twitter.com/m4ooQSO69f
— Bolsonaro Oficial-EU APOIO🇧🇷 (@BolsonarotRazao) December 14, 2023
Dilma Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo iniciado um curso de mestrado na Universidade de Campinas (UNICAMP), mas que não concluiu.
O vídeo tem sido usado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para fazer críticas à Dilma, devido a sua postura na forma de responder.
De ex-guerrilheira socialista que assaltava bancos, para presidente de banco.
— Felipe Jayme (@felipejayme) December 13, 2023
De responsável direta pela maior recessão da história do país, pra ser eleita “Mulher Economista de 2023”.
Prazer, Dilma Vana Rousseff. pic.twitter.com/fYtk1P65lw
O inferno da assaltante de banco vai ser inversamente proporcional
— Paulo Kogos (@opropriokogos) December 13, 2023
Aniversário
Nesta quinta-feira (14), Dilma Rousseff completa 76 anos. Nascida em Belo Horizonte, em Minas Gerais, Dilma foi a 36ª presidente do Brasil, sendo a primeira e única mulher a ocupar o cargo na história do país.
Em 2016, Dilma Rousseff sofreu um processo de impeachment que a tirou do cargo de presidente antes do fim do mandato , que terminava em 2018. Em seu lugar, entrou o então vice-presidente, Michel Temer.
Além de presidente, Dilma já atuou como ministra da Casa Civil, de Minas e Energias e como secretária de Finanças de Porto Alegre. Atualmente, ocupa a cadeira de presidente do NBD. Ela foi considerada a 'Mulher Economista de 2023'.
Personalidades e políticos parabenizaram Dilma nas redes sociais.
PARABÉNS, PRESIDENTA ✨
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) December 14, 2023
Hoje, a primeira mulher a presidir o Brasil faz aniversário.
Em seu Governo, Dilma reduziu a pobreza e a miséria do país, que chegou a viver uma sensação de pleno emprego.
Foi ela também que colocou o Brasil na posição de 6a maior economia do mundo.
O… pic.twitter.com/VkPeIbfOQU