O solo região que abriga a mina da Braskem, em Maceió, registrou um afundamento de 10,8 centímetros nas últimas 24 horas, elevando ainda mais o risco iminente de colapso na área. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta manhã, a velocidade de deslocamento permanece constante em 0,7 centímetros por hora. Desde o dia 29 de novembro deste ano, o solo já cedeu 1,69 metro.
O alerta máximo persiste devido à ameaça iminente de colapso na mina. Na sexta-feira (1º), a velocidade atingiu 2,6 centímetros por hora, enquanto no momento mais crítico, chegou a 5 centímetros por hora, conforme relatado pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
"A população é orientada a evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são implementadas para mitigar os riscos", destaca o órgão. Todos os dados estão sendo atualizados em tempo real.
Para manter a população informada sobre as condições da mina, a Prefeitura de Maceió estabeleceu um canal no WhatsApp. O número disponível para atualizações é (82) 99949-9612.