O presidente Lula (PT) reconheceu a vitória do ultra liberalista Javier Milei na eleição presidencial argentina. No X (antigo Twitter), o mandatário brasileiro desejou sorte e êxito ao novo governo, mas não citou o nome do vencedor, que é de extrema direita.
"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica", começou Lula.
"Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", acrescentou.
Com 86,59% das urnas apuradas, os números oficiais são:
- Javier Milei (La Libertad Avanza): 55,95%
- Sergio Massa (Unión por la Patria): 44,04%
-
Quem é Javier Milei?
Milei é economista e desempenha papel de deputado federal, tem 53 anos e não tem esposa. Durante a campanha, disse que sua irmã, Karina Milei, desempenhará o papel de primeira-dama.
As principais propostas de campanha de Milei são a dolarização da economia argentina, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.
Na última pesquisa, da Atlasintel, Milei registrava 52,1% contra 47,9% de Massa — com margem de erro de um ponto percentual. Ele tomará posse no dia 10 de dezembro.