O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou nesta quarta-feira (11) que conversou com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, nesta manhã, para retirar brasileiros presos na Faixa de Gaza.
O ministro pediu apoio do Egito para facilitar a passagem de ônibus com brasileiros por meio da rota “Rafah” - na fronteira entre Gaza e Egito.
"Estou contando com o apoio egípcio e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região, incorrendo risco. Dessa forma, estarão sãos e salvos, no território egípcio", afirmou Vieira, em comunicado encaminhado pelo Itamaraty.
Gaza faz fronteira com o Egito por 11 quilômetros. Israel informou o Egito que vai atacar qualquer caminhão que tentar levar suprimentos para a Faixa de Gaza, de acordo com informações divulgadas pela imprensa israelense nesta terça-feira (10).
Repatriados
Na madrugada de hoje, o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros em Israel chegou em solo brasileiro . Ao todo, 211 brasileiros desembarcaram em Brasília e foram recebidos por integrantes do governo.
De lá, eles vão para seus estados em voos da Azul.
Outros cinco voos partirão de Tel Aviv para o Brasil. O segundo já está em Israel aguardando para retornar no fim da tarde.
Em nota, o Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil na capital israelense estabeleceu uma ordem de prioridades para os cidadãos brasileiros que estão voltando por meio da FAB.
Na lista de prioridade estão pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade.