ONU afirma que número de deslocados na Faixa de Gaza passa dos 260 mil

Nove funcionários do agência das Nações Unidas foram mortos durante os ataques

Ataques do Hamas deixaram mortos, feridos e destruição em Israel
Foto: Reprodução / CNN Brasil - 09.10.2023
Ataques do Hamas deixaram mortos, feridos e destruição em Israel

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas , no sábado (7), mais de 260 mil pessoas já deixaram suas casas na Faixa de Gaza, segundo a OCHA, escritório da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos humanitários.

“Ao todo, 263.934 pessoas em Gaza fugiram de suas casas”, disse a agência na noite de terça-feira (10), ressaltando que o número tende a aumentar. Ainda, mais de 175 mil estão abrigados em 88 escolas de Gaza. Uma das instituições foi fortemente danificada após ser atingida pelos bombardeios.

Ademais, segundo a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos (UNRWA)  nove funcionários do órgão foram mortos dentro de casa durante os ataques aéreos .

De acordo com o último balanço das mortes por conta do conflito, mais de 2.255 pessoas morreram . Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, foram registrados 1.055 mortes de palestinos e cerca de 1.200 em Israel.

Os acontecimentos recentes são reflexo de um conflito entre Israel e Palestina que já dura décadas. A região sempre foi ocupada por judeus e por palestinos, povo etnicamente árabe, de maioria muçulmana, o que gera conflitos sobre território. Ademais, os confrontos são constantes, e o último longo embate foi em 2021, durando 11 dias.