Guaíba transborda e deixa bairros de Porto Alegre submersos; veja

Transbordamento no Cais Mauá, no centro da cidade, atinge 3 metros, segundo a MetSul

Foto: Reprodução Twitter 27.09.2023
Avanço do Guaíba alaga áreas em Belém Novo, no extremo Sul de Porto Alegre

O rio Guaíba transbordou nesta quarta-feira (27) por conta das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Su l, principalmente a região da capital, Porto Alegre, na manhã de hoje. 

Às 9h da manhã, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para o rio, que banha Porto Alegre e outros quatro municípios da Região Metropolitana da capital. Veja:


Segundo a Defesa Civil da cidade, a medição no Cais Mauá está em 2,94m, sendo que a cota de Alerta é de 2,50m e a cota de Inundação de 3,0m Já na Ilha da Pintada a égua está em 2,92m, sendo que a cota de alerta é de 2,0 m e a cota de Inundação de 2,20m.

Além disso, outros rios estão em alerta: no Caí, entre São Sebastião do Caí e Montenegro; Sinos, entre Taquara e São Leopoldo, e Gravataí, entre os municípios de Gravataí e Canoas.

Uma mulher morreu nesta terça-feira (26) em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela teria ficado presa em um carro ao tentar atravessar a inundação. 

Elizabete Terezinha Nunes estava com o marido e os netos dentro do veículo, que foi levado pela água. O homem conseguiu salvar as crianças, mas não conseguiu retirar a mulher do carro.

Este é o mês com o maior volume de chuvas da história de Porto Alegre, com 413,8 milímetros de precipitações, segundo a MetSul Metereologia. 

Veja vídeos da capital do RS nesta quarta: