Alguns gaúchos acordaram com chuva intensa, trovoadas e até granizo em algumas áreas do estado. Nesta terça-feira (26), os temporais de granizo atingiram a região central do estado e se espalharam para a Grande Porto Alegre.
Durante toda a madrugada, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, entre outras cidades, registram chuva de granizo. Em Canoas, as pedras de gelo tinham tamanho de até 5 centímetros.
A área metropolitana de Porto Alegre enfrentou chuva forte a torrencial, com raios e rajadas de vento que atingiram até 70 km/h, segundo o portal de meteorologia MetSul.
Os volumes de chuva foram significativos nas primeiras horas do dia, com mais de 30 mm de chuva em vários bairros de Porto Alegre e cidades vizinhas entre 4h e 8h da manhã.
Segundo o portal especializado em meteorologia, a situação se deve a vários fatores climáticos, incluindo um centro de baixa pressão que se deslocou do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil, reforçando a instabilidade.
Além disso, houve o ingresso de ar quente em altitude na Metade Norte do Rio Grande do Sul, o que favoreceu a formação de nuvens de tempestades, acompanhadas por raios e queda de granizo. O granizo, aliás, é o principal risco nessa terça-feira, com pedras de diâmetro médio a grande em algumas áreas.
O centro de baixa pressão causa temporais e há previsão de formação de um ciclone tropical na costa com rajadas de vento na região Sul e no Leste do estado. O governo alertou para os riscos de queda de árvores e cortes de energia.