O presidente Lula (PT) colocou novamente uma estátua de Jesus Cristo em seu gabinete no Palácio do Planalto, uma imagem que esteve presente durante seus primeiros mandatos e foi alvo de controvérsia durante a Operação Lava Jato.
Em 10 de janeiro, logo após assumir o cargo novamente, Lula gravou um vídeo para suas redes sociais mostrando a estátua e expressando sua decisão de trazê-la de volta à sua sala.
Lula disse que ao longo dos anos em que a estátua esteva guardada, a madeira perdeu a cor, e ao descobrir que ela estava no Museu da República, ele ordenou que a trouxessem de volta ao lugar onde sempre esteve, "ajudando-o a governar esse país", disse.
A estátua já havia sido removida anteriormente por ordem da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em 2016, a Polícia Federal encontrou a estátua em um cofre do Banco do Brasil vinculado a Lula, durante uma operação da Lava Jato.
Na época, o então procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que conduzia o caso, acreditava que a estátua havia sido roubada e tivesse sido produzida pelo famoso artista mineiro do século 18, Aleijadinho , mas essas informações não se comprovaram.