O aeroporto de Florianópolis foi fechado na manhã desta quarta-feira (12) após um avião derrapar na pista. O incidente danificou a aeronave e a pista. Todos os 172 passageiros e 7 tripulantes do voo LA 3300 saíram sem ferimentos do transporte aéreo.
A aeronave Airbus A321 (PT-MXM) é da empresa Latam . O avião saiu de Guarulhos-SP e estava pousando em Florianópolis quando "extrapolou os limites de pista", segundo a companhia aérea.
Veja a nota emitida pela Latam:
'Florianópolis, 12 de julho de 2023 - O Grupo LATAM informa que a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) às 9h20 desta quarta-feira (12/07). Todo o apoio necessário para o desembarque em segurança dos passageiros e tripulantes foi realizado.
Os clientes afetados por essas alterações podem realizar a mudança de seus voos sem custos ou solicitar o reembolso integral da sua passagem aérea diretamente na seção Minhas Viagens (https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens) do site www.latam.com e no aplicativo LATAM. Se preferir, o cliente no Brasil pode entrar em contato com a Central de Serviços pelo telefone +55 11 4002-5700. Para demais países, os telefones estão disponíveis em https://www.latamairlines.com/br/pt/sobre-latam/contact-center."
O aeroporto Floripa Airport, comandado pela Zurich Airport Brasil, informou que trabalha para liberar as pistas em breve.
" A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, informa que 20 (vinte) voos foram impactados pelo fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens. As companhias aéreas atuam no atendimento e realocação dos passageiros, com todo o suporte da concessionária. A concessionária trabalha junto a LATAM e aos demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível.
A concessionária pede que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo ", disse o comunicado.
A Região Sul enfrenta um novo ciclone extratropical nesta tarde de quarta-feira, segundo a Defesa Civil. O fenômeno, que vem associado a uma frente fria, também trará chuvas fortes entre quarta e quinta (13) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Os ventos, inclusive, não devem ficar apenas no Sul, mas também se estendendo para o litoral de São Paulo e para o Rio de Janeiro, com menor intensidade.
Com o ciclone, uma nova frente fria é prevista, o que deve derrubar as temperaturas nas áreas afetadas. Na serra gaúcha e catarinense, a expectativa é que os termômetros registrem temperaturas negativas.
A Defesa Civil ainda alertou sobre a possibilidade de geada no Sul e na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e em Minas Gerais.