Marcelo Xavier, ex-presidente da Funai indiciado pela PF
Valter Campanato/Agência Brasil
Marcelo Xavier, ex-presidente da Funai indiciado pela PF

Marcelo Xavier, presidente da Funai durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi indiciado nesta sexta-feira (19) pela Polícia Federal pelo crime de omissão no âmbito das investigações acerca das mortes de Dom e Bruno, em junho de 2022. 

O ex-presidente da Fundação atuou no cargo entre 2019 e 2022, quando foi exonerado ao fim do governo de Bolsonaro. Além de Xavier, foi indiciado o ex-coordenador-geral de Monitoramento Territorial, Alcir Amaral Teixeira, que era responsável pela segurança de áreas indígenas.

Diante da notícia do indiciamento, parlamentares que formam a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usaram as suas redes sociais para expressar as suas reações. 


Gleisi Hoffmann, deputada federal presidente nacional do PT, classificou o ex-chefe do Executivo do país como "genocida" e prestou solidariedade às famílias do jornalista e do indigenista assassinados. 

"Ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier, de BOLSONARO, foi indiciado por omissão pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Mais um funcionário do genocida envolvido em crime. É de doer na alma o que essa gente fez com o Estado, o povo e o país. Minha solidariedade às famílias de Bruno e Dom", escreveu. 

Já o parlamentar Guilherme Boulos (PSOL-SP), afirmou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas teve uma "omissão criminosa" diante do delito que custou a vida do brasileiro e do britânico no Vale do Javari. 

Confira, a seguir, publicações feitas por outros parlamentares governistas relacionadas ao indiciamento de Marcelo Xavier: 

Humberto Costa (PT) - presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado

Bohn Gass (PT) - vice-líder do governo no Congresso

Célia Xakriabá (PSOL-MG) - deputada federal

Paulo Guedes (PT-MG) - deputado federal

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!