Quatro garimpeiros morrem após ação da PRF na Terra Indígena Yanomami

Ministério do Meio Ambiente informou que foram apreendidas armas de grosso calibre na ofensiva realizada junto ao Ibama

Quatro garimpeiros foram mortos em ação da PRF junto ao Ibama
Foto: Divulgação/PRF
Quatro garimpeiros foram mortos em ação da PRF junto ao Ibama


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima confirmou a morte de quatro garimpeiros dentro da Terra Indígena Yanomami , na noite desse domingo (30). Eles teriam reagido a uma incursão de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o ministério, na ação, foi apreendido armamento de grosso calibre. O armamento apreendido consiste em um fuzil, três pistolas e sete espingardas.

A ação da polícia ocorreu após ataques registrados na Terra Indígena Yanomami. Segundo lideranças indígenas, três yanomami foram baleados na tarde do último sábado (29) – uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local.


As outras duas vítimas foram socorridas no posto de saúde que funciona na própria reserva e, posteriormente, transferidas para o Hospital Geral de Roraima, onde estão internadas.

Ontem agentes da Polícia Federal (PF) estiveram na comunidade Uxiú da Terra Indígena Yanomami para periciar o local e ouvir o depoimento preliminar de testemunhas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.