Sonia Guajajara pede investigação da PF sobre morte de Yanomami

Um indígena foi morto a tiros e outros dois ficaram feridos durante ataque a comunidade em Roraima; garimpeiros teriam sido os culpados

Sônia Guajajara (Arquivo)
Foto: Reprodução
Sônia Guajajara (Arquivo)

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou neste domingo (30) que pediu para que a Polícia Federal investigue  o ataque a uma comunidade da Terra Indígena Yanomami que deixou um morto e dois feridos neste sábado (29).

De acordo com o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), o ataque foi realizado por garimpeiros ilegais, que abriram fogo contra os indígenas na comunidade Uxiu, em Roraima.

Ilson Xirixana, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã deste domingo. Outros dois indígenas, um de 24 anos e outro de 31, estão feridos.

"Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos", afirmou a ministra. "Solicitamos reforço do Ministério da Justiça para investigação da Polícia Federal sobre este caso", completou.

Os dois indígenas feridos foram transferidos para um hospital em Boa Vista (RR), onde estão sendo cuidados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.