O deputado estadual Thiago Gagliasso, irmão do ator Bruno Gagliasso, será investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro por um discurso transfóbico contra a colega de tribuna Dani Balbi (PCdoB).
O caso ocorreu no final de março. Na ocasião, a primeira parlamentar trans da Casa falava sobre o seu projeto que que prevê punição mais rígida para casos de preconceito por questões de gênero praticados por agentes públicos e também estabelecimentos comerciais.
Porém, Thiago Gagliasso e outros parlamentares aproveitaram o momento para criticar o uso de banheiros comuns pela comunidade, algo que não é tratado no projeto em questão, e também proferir discursos transfóbicos.
Em seu discurso, Gagliasso relatou o caso de uma mulher de Brasília que teria questionado uma pessoa de aparência masculina em um banheiro feminino.
"Eu acredito que todo mundo aqui concorda comigo que essa figura aqui (mostrando a foto) é uma figura masculina. Ou eu estou errado? Talvez seja uma figura masculina. Talvez. Não sei que "cão catraz" (expressão usada para designar Satanás) é esse aqui. Mas vamos lá! Aí, o que acontece? Imagina em um restaurante, em que o pai está ali, a família, ou você com a sua namorada, ou até mesmo uma mulher qualquer com outra namorada. Não estou entrando neste mérito. Aí a pessoa realmente vai, e realmente, vai ao banheiro, sai um cão catraz de barba. O que você faz?", questionou o deputado.