Jair Bolsonaro ao lado de Michelle
Isac Nóbrega/PR - 01.08.2022
Jair Bolsonaro ao lado de Michelle

A Polícia Federal vai investigar a tentativa do governo de Jair Bolsonaro (PL) de trazer ilegalmente joias do exterior, que foram doadas a então primeira-dama Michelle e avaliadas em R$ 16, 5 milhões.

A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. De acordo com ele, o fato pode configurar crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro, entre outros possíveis delitos. 

Segundo uma reportagem de "O Estado de S. Paulo", as joias em questão eram presentes do governo da Arábia Saudita para Michelle, que visitou o país árabe em outubro de 2021, acompanhando a comitiva presidencial. Entre elas, estão um anel, colar, relógio e brincos de diamantes.

Entretanto, ao chegar ao país, as peças foram aprendidas no alfândega do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na mochila de um assessor de Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia. Ele ainda tentou usar o cargo para liberar os diamantes, entretanto, não conseguiu reavê-los, já que no Brasil a lei determina que todo bem com valor acima de US$ 1 mil seja declarado.

Diante do fato, o governo Bolsonaro teria tentado quatro vezes recuperar as joias, por meio dos ministérios da Economia, Minas e Energia e Relações Exteriores. O então presidente chegou a enviar ofício à Receita Federal, solicitando que as joias fossem destinadas à Presidência da República.

Na última tentativa, três dias antes de deixar o governo, um funcionário público utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar até Guarulhos. Ele teria se identificado como “Jairo” e argumentado que nenhum objeto do governo anterior poderia ficar para o próximo.

Em meio a revelação, Michelle Bolsonaro tentou ironizou o caso por meio de suas redes sociais

“Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória”, escreveu.

O caso será entregue à Polícia Federal na segunda-feira, dia 6 de março.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!