Crianças yanomami sofrem com desnutrição
Júnior Hekurari/Arquivo Pessoal - 21.01.2023
Crianças yanomami sofrem com desnutrição

Nesta semana, o  Ministério da Saúde resgatou indígenas doentes que vivem na terra Yanomami – a maior reserva indígena do país – com quadro grave de desnutrição e malária . Equipes da pasta realizam atendimentos na região desde segunda-feira (16). Ao menos oito pacientes crianças já foram resgatadas em estado grave e encaminhadas para o hospital de Boa vista.

Na noite desta sexta (20), o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública na região. 

Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde
Condisi-YY/Divulgação - 21.01.2023
Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde

Segundo a pasta, está sendo realizada uma missão com o objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a crise sanitária no território. A ideia é oferecer serviços de saúde aos mais de 30,4 mil indígenas que vivem em comunidades da região.

"Nos últimos anos, a população Yanomami passou por desassistência e dificuldade de acesso aos atendimentos de saúde. Casos de desnutrição e insegurança alimentar, principalmente entre as mais de 5 mil crianças da região, foram registrados", afirmou o Ministério da Saúde em nota.

"Profissionais de saúde relatam falta de segurança e vulnerabilidade para continuar os atendimentos, dificultando ainda mais a assistência médica aos indígenas", concluiu a pasta.

Equipes do Ministério da Saúde realizaram atendimentos nas comunidades
Arquivo Pessoal/Júnior Hekurari
Equipes do Ministério da Saúde realizaram atendimentos nas comunidades

Na terça-feira (17), um recém-nascido yanomami, de 18 dias de vida, foi resgatado pela equipe da Saúde com quadro de pneumonia. Segundo o MS, a mãe chegou a percorrer três horas até chegar na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI). O bebê chegou a ter cinco paradas cardíacas.

Atendimentos aos Yanomami

Equipes que atuam dentro da reserva usam o polo de Surucucu como base para atender os indígenas. 

Atualmente o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, acompanha o trabalho. Ele também é responsável por inúmeras denúncias de descaso na saúde, na região.

“Vimos crianças convulsionando com desnutrição, trouxemos para Surucucu e, hoje, foram removidas para Boa Vista."

"Desde que chegamos aqui a equipe do Ministério da Saúde já enviou oito pacientes, crianças, em estado grave para Boa Vista”, afirmou Júnior.

Criança Yanomami recebe atendimento de equipe de Saúde
Condisi-YY/Divulgação - 21.01.2023
Criança Yanomami recebe atendimento de equipe de Saúde

Entre as comunidades atendidas pela unidade de saúde estão: Kataroa, Yaritopi e Xitei. Ações imediatas devem ser definidas pelo Ministério da Saúde e por Lula neste sábado para fortalecer a atenção ofertada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

Lula viaja a Roraima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) vai desembarcar neste sábado (21), às 9h30, em Boa Vista, para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na Terra Indígena Yanomami após o Ministério da Saúde declarar emergência de saúde pública na noite de sexta (20).

Além disso, Lula decretou a criação Comitê de Coordenação Nacional, com a intenção de discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população. Segundo o presidente, o plano de ação deve ser apresentado no prazo de quarenta e cinco dias, já o comitê, trabalhará por cerca de 90 dias, no entanto, o prazo que pode ser prorrogado.
Lideranças que participaram dos grupos técnicos do gabinete de transição de Lula, já desejavam a visita do petista a Roraima.

Na avaliação deles, a situação sanitária no território caminha para uma "crise humanitária" – devido ao aumento de casos de desnutrição em crianças e ao avanço do garimpo ilegal na região.

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. [...] Viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, escreveu Lula, na sexta-feira (20).

Veja os ministros que irão acompanhar Lula:

  • Wellington Dias (Desenvolvimento Social)
  • Nísia Trindade (Saúde)
  • Sônia Guajajara (Povos Indígenas)
  • Flávio Dino (Justiça)
  • José Múcio (Defesa)
  • Silvio Almeida (Direitos Humanos)
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral)
  • General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional)
  • Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno

Também devem estar presentes na comitiva com o petista, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

A previsão é que Lula chegue à Base Aérea de Boa Vista às 9h30 e às 11h30 anuncie ações em caráter emergencial para a população Yanomami.

Em 2021, 56,5% das crianças acompanhadas pelo governo no território Yanomami apresentaram quadro de desnutrição aguda – quando o peso é considerado baixo ou baixíssimo para a idade, apontam dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!