Alunas da UFRJ ao lado de uma placa com a inscrição
Custódio Coimbra/O Globo - 12.06.2022
Alunas da UFRJ ao lado de uma placa com a inscrição "heteroidentificação aqui"

Um levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo, mostrou que 50% dos brasileiros são a favor das cotas raciais em universidades públicas. Entre os entrevistados, 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.

O apoio às cotas é maior entre os mais jovens, escolarizados e com maior renda. Pessoas pretas também tendem a concordar mais com a política afirmativa (53%), seguida das pardas (52%) e dos brancos (50%).

Segundo a pesquisa, cerca de 60% dos brasileiros com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo, apoiam a ação afirmativa. Entre os pais de filhos em escolas públicas, há a maior falta de opinião sobre o tema: 11% desse grupo dizem não saber opinar sobre a questão, contra 3% no outro grupo.

A pesquisa Datafolha também fez perguntas sobre a abordagem da discriminação racial nas escolas e respeito às crenças religiosas. A maioria dos entrevistados (81,4%) concorda totalmente que a discriminação racial deve ser discutida nas escolas. O respeito a todo tipo de crença e prática religiosa na escola pública é apoiado por 93,7%.

A aprovação às cotas é maior entre pessoas que consideram o governo Bolsonaro péssimo (57%) do que entre aqueles que avaliam seu desempenho como ótimo (31%).

O levantamento ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A análise foi feita pelo jornal "Folha de S.Paulo", em parceria com o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas, sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec.

Cotas raciais no Brasil

A primeira universidade a reservar vagas com cotas foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2003. No mesmo ano, a Universidade de Brasília (UnB) seria pioneira a ter cotas raciais. A Lei de Cotas, que implementou a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas só veio a ser sancionada no país em 2012. A partir dela, todas as universidades federais do Brasil passaram a adotar a ação afirmativa de forma escalonada.

Em 2016, as cotas raciais passaram a ser parte da reserva de 50% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. O preenchimento dessas vagas deve seguir a mesma proporção da população de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência do estado onde fica a instituição de ensino, seguindo os dados do censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por completar 10 anos de existência esse ano, a própria lei prevê que ela passe por revisão até agosto. Parlamentares defensores da medida têm receio de que o debate em meio à campanha eleitoral provoque "retrocesso". Eles defendem o adiamento da revisão, conforme divulgou o G1.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!