Genivaldo de Jesus Santos
Montagem iG - 26.05.2022
Genivaldo de Jesus Santos

O homem que morreu durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Umbaúba, no litoral de Sergipe, teria sofrido uma “sessão de tortura” feita pelos agentes, segundo o sobrinho da vítima. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o homem, Genivaldo de Jesus Santos, sofreu asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

"Foi dada a ordem de parada, ele parou, botou a moto no tripé e atendeu todos os comandos que o policial deu. O policial disse para ele levantar a camisa, ele levantou, e falou para o policial que estava com remédios e receita no bolso, indicando que tinha problemas mentais", contou Alisson de Jesus, sobrinho de Genivaldo, ao portal FanF1.

Segundo os relatos dele, antes de ser colocado na viatura, Genivaldo ainda foi agredido com empurrões e chutes na cabeça. O sobrinho da vítima afirma, ainda, que a família enfrentou dificuldades para obter informações sobre o quadro de saúde dele, tendo sido impedida de entrar no Hospital para onde ele havia sido levado após a abordagem.

"Depois de tudo isso, pegaram meu tio, colocaram dentro da viatura, pegaram uma bomba de gás e seguraram a tampa da mala com ele lá dentro. E com a viatura cheia de gás lacrimogêneo, com ele dentro da mala, eles engataram e saíram em cortejo na pista", criticou. "Quando a mulher dele chegou desesperada no hospital e empurrou a porta, já tinha um policial fazendo massagem cardíaca, [mas] ele já estava morto."



PRF lamenta o ocorrido

Por meio de uma nota divulgada à imprensa, a PRF informou que instaurou um procedimento para apurar a conduta dos agentes envolvidos na abordagem.
"Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito", diz a nota do órgão.

A PRF informou, também, que a vítima "resistiu ativamente à abordagem" e que teriam sido "empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção", para tentar contê-lo.

Despedida

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, outros exames foram realizados para confirmar a razão da morte. O corpo de Genivaldo foi liberado do IML já na noite de ontem.
O velório ocorrerá no povoado Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy, no Litoral Sul do estado.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!