Documento pode ser emitido em casos de menor gravidade na maioria das delegacias virtuais do país
Reprodução
Documento pode ser emitido em casos de menor gravidade na maioria das delegacias virtuais do país

Você sabe como registrar um Boletim de Ocorrência online? Muitos não sabem, mas é possível emitir o documento por meios virtuais - o que pode facilitar a vida dos cidadãos e assegurar uma forma mais prática deles garantirem seus direitos, caso sejam vítimas de furtos e roubos.

Antes de mais nada, é preciso compreender que as delegacias virtuais não seguem um padrão para o registro de Boletins de Ocorrência. Algumas emitem o documento para acontecimentos de menor gravidade, enquanto outras possibilitam até a denúncia de desaparecimento. É possível checar essa informação no site de cada delegacia.

Quais casos são passíveis de emissão virtual de Boletim de Ocorrência?

A maioria das delegacias virtuais acolhe denúncias de ocorrências de menor gravidade, que poupam o cidadão de se dirigir até uma delegacia. Assim, o BO online é emitido rapidamente e o indivíduo já tem em mãos um documento válido, tanto quanto o tradicional e sem ocupar o delegado e o escrivão, e nem perder seu próprio tempo em espera e deslocamento.

Casos de furto, perda ou extravio de documentos, objetos e celulares são passíveis de registro de BO's na maioria das delegacias.

Nos casos de acidentes de trânsito, é possível emitir um Boletim de Ocorrência apenas em circunstâncias de danos materiais, ou seja, desde que não haja vítimas fatais ou lesões corporais.

Como falado, alguns sites efetuam o registro de pessoas desaparecidas - inclusive, alguns oferecem a opção de informar quando forem localizadas.

Agora que você já entendeu quais casos podem ser registrados num BO online, veja o passo a passo:

Como registrar um Boletim de Ocorrência online

Para reaqlizar a emissão de um BO online, o indivíduo deve obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter documentos válidos (de preferência, não estar com pendências junto à Justiça Eleitoral) e possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos.

Informar esses dados é importante pois, com eles, a Polícia Civil terá meios de  entrar em contato com o cidadão caso seja necessário, assim como poderá investigá-lo se a denúncia se provar falsa.

No geral, será preciso seguir apenas dois passos para a realização do BO (pode variar de acordo com a delegacia virtual). O primeiro é fornecer todas as informações requeridas no formulário de registro e, depois, descrever a ocorrência com o maior número de detalhes possível.

É importante ressaltar que a função da polícia é investigar todas as possibilidades que cercam um acontecimento. Sendo assim, um Boletim de Ocorrência não é necessariamente um documento que ateste uma verdade absoluta.

Lista de delegacias virtuais que registram Boletim de Ocorrência

A seguir, a lista com todas as delegacias virtuais de 24 das 27 Unidades Federativas (os 26 estados e o Distrito Federal) do Brasil, com exceção dos estados do Acre, Rio Grande do Norte e Roraima. Todas as citadas permitem ao indivíduo fazer um BO online:

Drop here!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!