Tromba d'água em Cuba
reprodução: Twitter
Tromba d'água em Cuba

Um fenômeno meteorológico chamado tromba d'água foi registrado por moradores de Cienfuegos, em Cuba, no último sábado (16). O episódio aconteceu sob o mar e foi postado nas redes sociais. Veja:

Segundo o Centro Meteorológico Provincial de Cienfuegos, a tromba d'água foi vista entre as 16h50 e as 17h00 (horário local) e não causou nenhum dano. Apesar de assustadoras, o Centro Meteorológico afirmou que este fenômeno costuma ser muito mais fraco do que tornados terrestres.

Tromba d'águas são formadas a partir coluna giratória composta por grande quantidade de vapor e água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto e não atingem o solo. 

A tromba d'água que surgiu em Cuba é chamada de 'Tromba d'água tornádica', que são acompanhadas de tempestade, raios e ainda podem causar destruição mesmo não atingindo a terra.

Segundo especialistas, este fenômeno ocorre geralmente em áreas litorâneas e sobre águas tropicais e subtropicais, entretanto, também podem surgir em locais de clima temperado como em alguns lugares da Europa ou Grandes Lagos da América do Norte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!