STF promove ações para combater disseminação de notícias falsas contra Corte
Reprodução
STF promove ações para combater disseminação de notícias falsas contra Corte

Supremo Tribunal Federal (STF) criou um programa para combater notícias falsas e ataques contra a Corte. Batizado de Programa de Combate à Desinformação (PCD), ele envolverá uma série de ações com objetivo de identificar com mais facilidade e combater informações mentirosas. 

A determinação ocorre em meio a uma crise entre o presidente Jair Bolsonaro e a Corte. Bolsonaro foi incluído no chamado inquérito das fakes news por seus ataques a integrantes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, diversos aliados do presidente já foram presos ou foram alvos de mandados de busca e apreensão por ameaças à Corte.

O programa foi criado por uma resolução assinada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, na última sexta-feira. Um comitê gestor para gerir o programa ainda será estabelecido.

"Fica instituído o Programa de Combate à Desinformação (PCD) no Supremo Tribunal Federal (STF), com a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas odiosas à imagem e à credibilidade da Instituição, de seus membros e do Poder Judiciário, a partir de estratégias proporcionais e democráticas, a fim de manter a proteção da Corte acerca das liberdades de comunicação", diz a resolução.

As ações foram divididas em dois eixos. No primeiro, de atuação organizacional, haverá o desenvolvimento e aquisição de recursos tecnológicos que facilitem a identificação de práticas de desinformação. Também será feita uma aproximação com instituições públicas e privadas que atuem na área.

O segundo eixo é o de ações de comunicação. Será realizada uma "alfabetização midiática com servidores, funcionários terceirizados, jornalistas e influenciadores digitais. O programa também irá contestar notícias falsas envolvendo a Corte e seus integrantes e irá realizar ações de fortalecimento de imagem do tribunal.


O STF já vinha atuando para rebater noticias falsas. No mês passado, o tribunal desmentiu uma afirmação do próprio Bolsonaro de que teria proibio o governo federal de agir no combate à pandemia e Covid-19. No vídeo publicado, a Corte afirmou que "uma mentira contada mil vezes não vira verdade".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!