Duas novas caixas misteriosas são encontradas em praias de Salvador
De acordo com oceanógrafo Carlos Peres Teixeira, da Universidade Federal do Ceará, tratam-se de fardos de borracha que serviriam de matéria-prima para pneus e armas do exército alemão
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador, na Bahia, encontrou mais duas caixas misteriosas nas praias da cidade na manhã desta terça-feira. Os objetos foram encontrados nas praias do Flamengo e na Praia de Itapuã, em frente à Igreja da Vila Militar. Elas serão removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão por conta do peso — aproximadamente 100kg — e serão encaminhadas para a Capitania dos Portos.
No fim de semana, pelo menos oito fardos foram encontrados na mesma região. O material fazia parte da carga de um navio nazista afundado 4 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Os objetos na verdade são "folhas" de látex dobradas diversas vezes. De acordo com o oceanógrafo Carlos Peres Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), trata-se de matéria prima para borracha utilizada nos pneus e armas do exército alemão.
"Esse navio foi afundado por um Destroyer americano e está afundado a 1 mil quilômetros de Recife, em linha reta, a 5,6 mil metros de profundidade. Até o ano passado era o naufrágio mais profundo já alcançado por um robô. Para se ter uma ideia, o Titanic está a 2 mil metros de profundidade", explicou Teixeira.