Meteoro provoca clarão no céu do Rio Grande do Sul
Reprodução/Youtube
Meteoro provoca clarão no céu do Rio Grande do Sul

Um grande meteoro iluminou o céu do Rio Grande do Sul na noite da última quinta-feira, 03. Em alguns lugares do estado, o brilho do meteoro foi tão intenso que, por alguns instantes, transformou a noite em dia. Imagens do momento foram registradas em vídeo pela Bramon (Brazilian Meteor Observation Network). Confira:


O vídeo foi registrado pela câmera do Observatório Heller & Jung no Balneário Jardim do Éden (RS). Em seu momento mais luminoso, o bólido (como são chamados os meteoros que explodem com muito brilho) atingiu a magnitude -12.5, que equivale ao brilho de uma Lua Cheia. 

Entretanto, de acordo relatos enviados à Bramon pelas redes sociais, em alguns lugares do estado o brilho do meteoro foi tão intenso que, por alguns instantes, transformou a noite em dia. 

A Bramon concluiu inicialmente que o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg. A maior parte da rocha foi vaporizada ao passar pela atmosfera da Terra. É possível que 10% do material espacial tenha caído no solo, especificamente em Tramandaí (RS).

Fragmentos de meteoros são importantes para estudar a formação do Sistema Solar e o surgimento da vida no nosso planeta. No Brasil, não há uma legislação que obrigue deixar esses resquícios de meteoro para pesquisas científicas.

- Com informações do UOL.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!