Tablados serão instalados nos fins de semana na parte superior do Minhocão
SMUL/SP-Urbanismo
Tablados serão instalados nos fins de semana na parte superior do Minhocão

A Prefeitura de São Paulo vai instalar bancos e tablados no Minhocão aos finais de semana com o objetivo de tornar o elevado mais seguro e acessível para a população. A iniciativa vai começar a partir deste sábado (1º) e será aplicada nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro . As instalações, de caráter experimental vão custar R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.

O mobiliário tático ficará disponível aos sábados e domingos e será retirado em dias úteis, quando a via é aberta ao tráfego de veículos. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, será acompanhada da abertura de dois novos Centros Abertos que terão ligação, por meio de escadas, à parte superior do elevado.

Em princípio, a medida tem tempo indeterminado e será monitorada pela Prefeitura para avaliar a receptividade dos equipamentos pela população.

Arquibancadas também serão instaladas no elevado do centro de São Paulo
SMUL/SP-Urbanismo
Arquibancadas também serão instaladas no elevado do centro de São Paulo

De acordo com a administração da capital paulista, a iniciativa segue o conceito de urbanismo tático, que busca fazer com que a população se aproprie de determinados espaços urbanos a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo.

Você viu?

"A valorização de espaços de convivência ao ar livre é uma das mudanças de comportamento nas cidades decorrentes da pandemia. Qualificar cada vez mais esses espaços urbanos é um dever dos gestores públicos diante da mais grave crise sanitária", diz nota enviada pela Prefeitura.

O Minhocão é fechado para o tráfego de veículos aos fins de semana e feriados durante todo o dia e, em dias úteis, das 20h às 7h. O uso do Elevado pela população segue as regras de reabertura da cidade dispostas no Plano SP, do Governo do Estado.

Novos acessos

Para conectar os novos espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado, a Prefeitura também concluiu neste mês de abril a instalação dos dois primeiros acessos de pedestres no Minhocão.

As estruturas são escadas que funcionarão, em princípio, por até 24 meses. Paralelamente, a Prefeitura está estudando as condições para instalação de outros acessos definitivos ao longo do Elevado.

Além dos acessos e novos espaços de lazer, a Prefeitura finalizará neste mês de maio a instalação dos gradis de segurança na parte de cima do Elevado. O município também já instalou portões de controle de acesso como forma de garantir a segurança dos frequentadores nos horários de abertura aos pedestres, a partir das 20h de segunda a sexta e durante os finais de semana.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários