Lixo na praia de Barra de Cunhau, em Canguaretama
Divulgação
Lixo na praia de Barra de Cunhau, em Canguaretama

Na quinta (22) e nesta sexta-feira (23), foi encontrada uma abundante quantidade de lixo nas praias do litoral sul do Rio Grande do Norte . Entre o montante, é possível encontrar sapatos, restos de roupas, seringas, tubos para coleta de sangue, documentos e entre outros. Praias como a Baía Formosa, Canguaretema, Tibau do Sul e Nísia Floresta registram grande quantidade de lixo. As informações foram apuradas pelo G1.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Maria Bernadete Souza, em Baía Formosa, cerca de meia tonelada de lixo foi retirada do local. "Estamos preparando um relatório com fotos para enviar para o Ministério Público e Ibama", declarou.

Tubo de coleta de sangue é encontrado entre o lixo
Divulgação
Tubo de coleta de sangue é encontrado entre o lixo

Na quarta-feira (21), meia tonelada de lixo foi avistada na praia de Pipa, em Tibau do Sul. Moradores de Baía Formosa foram os responsáveis por ajudar na coleta de lixo das praias , sem qualquer equipamento de proteção. "Tinha muito lixo hospitalar, seringas, e até aquele tubos de coleta de sangue com sangue dentro. Estamos há três dias fazendo mutirão pra limpar esse lixo e aparece mais", relatou Rubens Araújo, morador do local.

De acordo com moradores, alguns materiais coletados constam que o seu  endereço original é de Pernambuco . "Tem uma mochila de uma escola municipal de Recife, tem um título de eleitor de uma pessoa de Recife e o cartão de uma restaurante de lá também. Isso tudo nos fez crer que o lixo está vindo de Pernambuco", ressaltou.

Em Nísia Floresta, existem registros de muito lixo nas praias de Tabatinga e Búzios. Bismark Sátiro, secretário adjunto de Meio Ambiente, declarou não ter noção ainda da quantidade de lixo retirado nas praias do município.

Moradores ajudam na coleta de lixo
Divulgação
Moradores ajudam na coleta de lixo

"Nós recebemos as primeiras denúncias ontem (quinta, 22). Recebemos vídeos de moradores de Búzios e Tabatinga, até agora. Estamos lá com onze homens, dois tratores e os equipamentos fazendo limpeza. Estamos concluindo Búzios, vamos para Tabatinga e depois é que vamos fazer essa pesagem para ver a quantidade de lixo. É muito lixo, é muita coisa, até lixo hospitalar tem. Não posso misturar. O pessoal está com o equipamento de segurança, trabalhando direitinho", disse.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte ( Idema ) ressaltou não ter sido devidamente informado pelos municípios. A Marinha se manifestou e disse não ter registro de acidentes náuticos na região que envolvem os resíduos de lixo encontrados no litoral do Rio Grande do Norte.

No estado vizinho, na Paraíba, cerca de 12 toneladas de lixo foram recolhidas. Materiais plásticos, gráfico de campanha eleitoral e embalagens foram localizadas nas praias do Bessa e Manaíra, em João Pessoa, desde terça-feira (20).

Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente não se manifestou sobre a origem do lixo que tem sido encontrados nas faixas de areia das praias. Não se tem informação ainda se lixo encontrado tem ligação com a situação do Rio Grande do Norte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!