Duas CPIs da Covid-19? Entenda as estratégias que governo e oposição articulam
Reprodução: iG Minas Gerais
Duas CPIs da Covid-19? Entenda as estratégias que governo e oposição articulam

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado Federal, instalará nesta terça-feira (13) a CPI da Pandemia , que investigará possiveis irregularidades e omissões do governo federal durante o combate a pandemia do novo coronavírus.

Após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, para que fosse instaurada a comissão requerida pelo senador da oposição Randolfe Rodrigues (Rede-AP), aliados buscaram assinar ' em peso ' o requerimento de Eduardo Girão (Podemos-CE) para que outra comissão fosse criada. Desta vez, para que fosse investigada operações da Polícia Federal em estados e municípios.

Pacheco informou que fará uma consulta a Secretaria-Geral da Mesa Diretora para investigar se a criação de outra CPI violaria o regimento do Senado, já que a Casa não pode criar comissão parlamentar de inquérito que atente sobre questões inerentes aos estados . No artigo 146, é possível ler que "não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos Estados ".


Contrariado , o presidente do Senado disse que lerá em plenário a abertura da CPI. Líderes partidários serão designados para integrar a comissão, que é composta por presidente, relator e membros. É necessário que a composição seja lida para que o inquérito tenha validade .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!