Uma mulher morreu após ser baleada durante um assalto dentro do um vagão de trem, na manhã deste domingo (04), no Rio de Janeiro . Segundo a Supervia, por volta das 7h, a passageira foi atingida quando a composição, que seguia de Japeri para Central do Brasil (ramal de Japeri) passava pela Estação Sampaio, na Zona Norte. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e foi levada para o Hospital municipal Salgado Filho, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Um outro passageiro, que estava no mesmo trem, informou que estava com um pequeno ferimento na cabeça quando chegou na Central do Brasil. No entanto, a vítima dispensou atendimento médico e deixou a estação. Um policial, que estava na estação, reagiu e trocou tiros com os criminosos. Dois deles foram atingidos e acabaram presos.
De acordo com a Polícia Militar, um foi socorrido ao Hospital municipal Souza Aguiar, onde não resistiu aos ferimentos, e morreu. O outro foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Engenho Novo. Um revólver calibre 38 foi apreendido com os criminosos por agentes do 3ºBPM (Méier), que atenderam a ocorrência.
A Delegacia de Homicídios da Capital ( DHC ) instaurou inquérito para apurar a morte da mulher atingida em uma troca de tiros no interior de um trem. De acordo com a Polícia Civil, dois criminosos foram presos e dois fugiram. A investigação está em andamento. Em nota, a SuperVia lamentou "profundamente o ocorrido e que a violência observada em todo o estado atinja também o sistema ferroviário, colocando em risco os seus milhares de clientes e os seus colaboradores".
"De acordo com o contrato de concessão, a segurança pública nos trens e estações é uma atribuição do Governo do Estado, que atua por meio de suas unidades policiais. Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia e são orientados a acionar os órgãos competentes sempre que necessário. A empresa se coloca à disposição para contribuir com o que for possível durante as investigações", diz o comunicado.
Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver que passageiros tentam ajudar no socorro à vítima . Um homem aparece realizando uma passagem cardíaca. Em outra imagem, homens auxiliam os profissionais do Corpo de Bombeiros a carregar a maca para retirar a mulher do trem e da estação.