Cláudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro
Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro

O governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), pediu desculpas nesta segunda-feira pela comemoração de aniversário que promoveu no último domingo em Itaipava, na região serrana do Rio. O chefe do Executivo completa 42 anos hoje e, conforme revelado pelo blog do jornalista Ancelmo Gois, encontrou-se com familiares e amigos ontem mesmo em meio às medidas restritivas válidas em todo estado, desde sexta-feira, para tentar conter o aumento de casos da Covid-19. Castro afirmou que o encontro, promovido em uma casa de condomínio, foi um "erro".

— Em relação a repercussão que teve o meu aniversário no últimos domingo, dia 28, eu queria dizer que foi um almoço para os meus familiares, pessoas que já convivem comigo diariamente. Realmente, alguns amigos acabaram aparecendo e eu queria pedir desculpa. Queria reconhecer o erro aqui e pedir desculpa para toda a população fluminense — disse o governador em um vídeo de 50 segundos gravado e divulgado na tarde desta segunda-feira.

Nas imagens, Castro também disse que teve um dia "duro" de trabalho nesta segunda e afirmou que conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroz; com seu secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves e com prefeitos do sul do estado.

— Salvar vidas é nosso grande objetivo. Estamos trabalhando dia e noite para abrirmos leitos e vacinarmos toda a nossa população. Somente assim eu acredito que poderemos acabar de vez com essa pandemia — finalizou o governador.

Antes, Castro estava negando que havia promovido uma festa. Em resposta a um usuário das redes sociais, ele também afirmou que apenas havia almoçado com sua família:

"Neste domingo almocei com alguns familiares meus e da minha esposa, por conta do meu aniversário amanhã. Não houve festa. O que houve foi uma reunião familiar com nossos parentes. Estamos todos na luta contra a Covid!", escreveu Castro.

Você viu?

Nesta segunda-feira, entretanto, de acordo com o blog de Ancelmo Gois, continuam chegando carros à casa alugada por Castro. O governador em exercício mandou que todos os convidados estacionassem os veículos dentro da residência.

Imagens obtidas pelo telejornal RJTV, da TV Globo, mostraram que o almoço reuniu pelo menos 20 pessoas no domingo, muitas sem máscaras. No vídeo, uma funcionária da equipe da cozinha confirma que a casa estava cheia. Outro disse que muitos convidados estavam bêbados.

— Está tudo sem máscara. Minha mulher falou que estão todos bêbados, sem máscara, bebendo. Estão nem aí — contou outro funcionário, sem se identificar.

A atitude do governador continua sendo muito criticada nas redes sociais. Em seu post no twitter desta segunda-feira em que divulga uma pesquisa sobre a evolução do SARS-CoV-2, os usuários da rede cobraram o governador pela festa. ""Moralidade também faz parte da administração pública, deveria investir nisso e não em festinhas, enquanto quase 800 pessoas aguardam uma vaga de CTI" escreveu umadas pessoas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!