Agentes da Polícia Federal durante operação
Agência Brasil
Agentes da Polícia Federal durante operação

A Polícia Federal (PF) indiciou 26 pessoas por ligação com quatro quadrilhas diferentes responsáveis pela promoção de migração ilegal aos Estados Unidos . Os indiciados ainda vão responder pelos crimes de associação criminosa e envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior. 

O indiciamento é conclusão da terceira etapa da operação Cai-Cai, na região Leste de Minas Gerais . Na última sexta-feira (22), os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, um de mandado de prisão preventiva e um mandado de monitoração eletrônica nas cidades de Virginópolis e Tarumirim.

As investigações começaram em outubro de 2019 e contaram com apoio da embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Na época, a PF recebeu três notícias de crime diferentes em três estados. As denúncias tinham em comum os mesmos suspeitos de promover a emigração ilegal de brasileiros para os EUA. 

De acordo com a apuração, os investigados se dedicam à prática dos crimes e enviam crianças e adolescentes para o exterior. O valor cobrado pode chegar a US$ 22 mil por pessoa, o equivalente a mais de R$ 100 mil. 

Ainda segundo a PF, os viajantes corriam sérios riscos e enfrentavam condições desumanas. Eles "eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana e ficavam submetidos aos guias denominados coiotes".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!