As doses da vacina de Oxford importadas da Índia vão chegar ao Brasil até o final da tarde desta sexta-feira (22). A informação foi confirmada nesta quinta (21) pelo Ministério da Saúde após o país asiático tirar o governo brasileiro das prioridades para o envio de imunizantes contra a Covid-19 .
De acordo com nota da pasta, a carga será transportada em voo comercial da companhia Emirates e será desembarcada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após os trâmites alfandegários, o carregamento seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para confirmar a chegada das doses.
O presidente ainda aproveitou para elogiar o empenho do Itamaraty e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante as negociações. Nos bastidores, no entanto, a avaliação de auxiliares do presidente é de que o chanceler mais atrapalhou do que ajudou por conta de sua má condução das relações diplomáticas.
Nas redes sociais, Araújo também se pronunciou e disse que o País voltou a ter a "mais alta prioridade" da Índia.
Nos últimos dias, o Brasil tem apresentado dificuldades para importar insumos para produção de doses de vacinas nacionalmente. O Instituto Butantan, que desenvolveu a CoronaVac, já está parado em sua produção desde domingo (17).