O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta terça-feira (18), um ofício ao Ministério da Saúde e ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que aleta sobre o risco iminente de colapso do sistema de saúde na região do Baixo Amazonas, próximo à divisa do Amazonas com o Pará.
O documento, que conta com a colaboração do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Pará orienta que o governo federal e o governo paraense assumam medidas para evitar a falta de insumos no futuro próximo, diante do aumento de casos da Covid-19 na região.
Desde ontem, pelo menos seis pessoas morreram por asfixia no município de Faro, no Pará, além de mais sete óbitos em Coari, no interior de Manaus o que indica uma migração da crise da falta de oxigênio para o interior do estado.
No ofício encaminhado para o Ministérioda Saúde, os procuradores requisitam a monitoração coordenada com o governo paraense e com os municípios próximos para evitar desabastecimento dos estoques de insumos. Já no documento enviado ao governador paraense, o peddo é que forneça ao governo federal o suporte necessário para as ações.