O governador em exercício Cláudio Castro
Gabriel de Paiva em 09-10-2020 / Agência O Globo
O governador em exercício Cláudio Castro

O governador em exercício do Rio de Janeiro , Cláudio Castro, disse que os municípios que se organizaram poderão começar a aplicar a vacina contra a Covid-19 já nesta terça-feira (19), e não na quarta-feira (20) conforme anunciado pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Cerca de 600 mil doses chegam ao Rio por volta das 13h desta segunda (18). Segundo ele, os primeiros a serem imunizados serão idosos acima de 85 anos e profissionais da Saúde — serão cerca de 300 mil pessoas, já que há um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose e esta última tem que estar garantida. As declarações foram feitas em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo.

"Como de aeronave nós estamos no máximo a 40 minutos da capital até o município mais longínquo, achamos que até o final do dia todos já estarão com essas vacinas prontas para que durante o dia de amanhã possam fazer a distribuição. E aí, alguns que se organizaram mais talvez até amanhã à tarde já possam começar (a vacinar). Vai de prefeito para prefeito. O nosso papel, como estado, é fazer com que tudo chegue num tempo recorde e garantir que todos eles tenham a capacidade de se organizar", disse Castro, que foi a São Paulo para participar de uma reunião de Pazuello com governadores.

Segundo ele, seringas e agulhas chegaram no último sábado nos municípios, por isso há a possibilidade de antecipação da data anunciada pelo governo federal para o início da vacinação . A possibilidade de imunizar mais pessoas virá, de acordo com Castro, conforme novos lotes da vacina cheguem.

"Quando começarem a chegar os novos carregamentos, a gente vai dando as demais doses. Temos que fazer isso pela responsabilidade de dar a segunda dose (para os cerca de 300 mil que receberão primeiro a vacina", declarou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!