O presidente Jair Bolsonaro
(sem partido) publicou em sua conta oficial no Twitter uma mensagem de crítica à impensa e em tom irônico ao tratar das pessoas interessadas em tomar a vacina
. Bolsonaro chamou ironicamente as pessoas que desejam o imunizante de " voluntários
", termo utilizado para se referir ao grupo de pessoas que recebem vacinas durante a fase de testes, sem aprovação da agência reguladora local.
O tom irônico reforça a posição do presidente contra a vacinação obrigatória . Bolsonaro desestimula a população a tomar as vacinas e coloca os imunizantes amplamente testados sob suspeita. Ele já afirmou publicamente que não pretende se vacinar por já ter sido infectado pela Covid-19, indo diretamente contra a orientação de especialistas.
No post do presidente há um vídeo de um jornalista elogiando o trabalho do Ministério da Saúde, que foi usado para atacar o trabalho da imprensa, como fez recentemente o ministro Eduardo Pazuello ao julgar que os veículos jornalísticos não deveriam interpretar as informações divulgadas pelas autoridades. Segundo ele, a interpretação dos fatos é o mesmo que opinião.