A cientista política e especialista em segurança pública, Ilona Szabó, disse nesta segunda-feira (11), no programa Roda Viva que o presidente Jair Bolsonaro é uma "figura populista com traços de autoritaritarismo", e o comparou aos mandatários da Polônia, Hungria, Filipinas, e a Trump, que deixa a presidência dos EUA no próximo dia 20.
"Bolsonaro é uma figura política com traços de autoritarismo. Ele tem que estar sempre alimentando uma base, que é a base que o idolatra; nesse sentido, tem o líder carismático, o pai que vai resolver todos os problemas, mas ele é bastante autoritário", disse.
Segundo Szabó, o presidente começou a se aproximar de um "político tradicional" apenas a partir de o momento em que passou a negociar com as lideranças do centrão.
Flexibilização para compra e posse de armas
A especialista em segurança pública falou, também, sobre a questão da flexibilização armamentista, defendida por Bolsonaro. Segundo ela, a flexibilização desmonta uma política que vem sendo construída desde 2003
"Tudo o que tem acontecido hoje, em relação ao desmonte dessa política [do desarmamento], é danosa para hoje e para as próximas gerações. Armas têm uma vida muito longa, e só vamos nos dar conta quando começarmos a olhar a tendência que já começamos a ver, a do aumento do crime violento. Depois de uma queda muito violenta, temos visto um aumento a partir da metade de 2019", disse a cientista política, que defende uma maior regulação, segundo ela, exatamente a antítese do que têm sido proposto.