O presépio montado na Praça Nossa Senhora da Glória, na Zona Sul do Rio, ficará sem iluminação após ladrões roubarem cabos e refletores do local. A decisão é do padre Wanderson Guedes, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, responsável pela exibição.
— Roubaram os fios antes mesmo do Dia de Natal. Compramos tudo novamente. Aí roubaram de novo. Agora vamos deixar sem iluminação. Recolhemos os refletores, pois foram levados também — lamenta o pároco, acrescentando que teme até mesmo que as esculturas sejam levadas pelos criminosos — Vamos ver se até semana que vem conseguimos deixar o presépio. Estou com receio deles levarem as imagens.
Um dos autores do furto de cabos foi preso na terça-feira após ser flagrado por um policial militar que visitava o presépio com a família. Ele acionou agentes do programa Aterro Presente para o local e a equipe conseguiu deter o acusado que foi levado para a 9ª DP e posteriormente para a 12º DP.
Você viu?
No dia 24, uma equipe do GLOBO esteve a Praça e registrou um funcionário da Paróquia repondo cabos e refletores faltantes. Ele preferiu não se identificar, mas contou que o homem preso vivia em situação de rua. Para padre Wanderson, o cenário é "consequências de um problema de desigualdade social tremendo que o país vem enfrentando".
— A população de rua cresceu de forma assustadora e tem muita gente sem perspectiva de vida. Aquela praça sempre foi lugar de pessoas em situação de rua, mas agora vemos famílias acampadas e usuários de drogas que invadiram o local. Todos perdem nessa história. Inclusive eles, que são os que mais sofrem. A falta de políticas públicas torna o Brasil cada vez mais desigual — ressalta o sacerdote.
Fazem parte da exposição da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus 16 figuras em tamanho natural, além de anjos e ovelhas. Nossa Senhora e o menino Jesus são negros e estão no meio da Floresta Amazônica, devastada pelo fogo.