No Recife, disputa pelo segundo turno será entre primos: João Campos e Marília Arraes
Divulgação
No Recife, disputa pelo segundo turno será entre primos: João Campos e Marília Arraes

A reta final da disputa entre os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) tem como novo ingrediente a suspeita da prática de “ rachadinha ” no gabinete da petista quando ela ainda era vereadora. Marília, hoje deputada federal, exerceu mandato na câmara municipal entre 2009 e 2019. O Ministério Público de Pernambuco fez uma investigação para apurar denúncia de que funcionários de Marília devolveriam 60% do salário. O caso, revelado pela revista Veja, foi arquivado por falta de provas na esfera penal, onde a acusação era de peculato (desvio de dinheiro público), mas há ainda uma ação de improbidade administrativa.

De acordo com ofício do Ministério Público ao qual O GLOBO teve acesso, que embasa a ação cível, restou “apurado o enriquecimento ilícito” de quatro servidoras comissionadas, que seriam funcionárias fantasmas. Segundo o MP, elas “trabalhavam em outros órgãos e empresas enquanto recebiam remuneração da Câmara Municipal do Recife , sem a devida contraprestação laboral”. Pede-se que Marília e a servidora devolvam R$ 156 mil aos cofres públicos.

O caso ganhou nova dimensão anteontem, quando o site da “Veja” revelou um áudio no qual o deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) diz que Marília lhe incentivou a montar caixa de campanha com salário de assessores. Na gravação, o deputado afirma que a petista lhe teria dito para juntar R$ 30 mil da assessoria. Gadêlha hoje apoia Marília. Ele diz que o áudio está “descontextualizado” e que recorrerá à Justiça para requerer reparação.

O processo foi alvo de discussão entre os candidatos em debate realizado nesta terça-feira pela TV Jornal, do Recife. João Campos disse que Marília deveria explicar qual era sua participação no suposto esquema. Ao introduzir o assunto, ele disse que escolhe sua equipe de assessores na Câmara dos Deputados com uma "seleção pública".

"A candidata Marília não pode dizer o mesmo (sobre a seleção de funcionários). Ela é acusada pelo MP de ter funcionários fantasmas no seu gabinete, e o Recife precisa saber sobre isso", disparou João Campos.

Marília, então, se refere ao arquivamento da acusação por peculato para dizer que tratava-se de um fato velho: "esse fato está sendo requentado junto com diversas fake news".

Ao Globo, a campanha da petista reiterou que não há fundamento nas acusações. " Marília já aguardava esse tipo de movimento político de véspera de eleição. Mas ela continuará a conduzir a sua campanha de forma elevada, animada e motivada, buscando conquistar o coração e a consciência dos recifenses com amor e não com ódio".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!