Rio de Janeiro registra aumento no contágio de Covid-19
Tomaz Silva / Agência Brasil
Rio de Janeiro registra aumento no contágio de Covid-19

O Estado do Rio registrou 3 mortes e 926 novos casos do novo coronavírus neste domingo, de acordo com a última atualização feita pelo governo estadual. Ao todo, são 338.203 infectados e 21.974 vidas perdidas em todo o território fluminense desde o início da pandemia, em março.

Pelo fato de sexta-feira ter sido feriado, Dia da Consciência Negra, muitos dados podem ter ficados retidos nas secretarias municipais, o que normalmente também acontece aos fins de semana. Isso faz com que os números divulgados sejam bem abaixo dos que vêm sendo observados regularmente.
Com os dados deste domingo, a média móvel passa a ser de 97 mortes e 1.598 casos. Em comparação com duas semanas atrás, há uma subida de 112% na média móvel de casos e de 153% na média móvel de mortes, o que, por estar bem acima de 15%, indica um cenário de aumento no contágio da doença, pelo sexto dia seguido.

Nos dias 6, 8, 9 e 10 de novembro não houve atualização no número de mortes, de acordo com o governo, em função de um problema no sistema do Ministério da Saúde, já solucionado. Este fato pode influenciar no cálculo da média móvel durante alguns dias. No entanto, mesmo que os números tivessem sido preenchidos naquelas datas, seguindo a tendência diária daquele momento, ainda assim, seria observado um aumento.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Você viu?

Ao todo, a capital do estado soma 131.241 infectados e 12.935 vítimas da doença desde março.

Capital tem 97% de ocupação em leitos de UTI; rede SUS da capital, 92%

Na rede municipal do Rio, de acordo com o último boletim, divulgado pela prefeitura, nos 271 leitos de UTI disponibilizados pelo município exclusivamente para casos de Covid-19, há 263 internados, uma taxa de 97% de ocupação. Nas enfermarias, são 270 leitos ocupados, dos 630 disponíveis (42%).

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS — que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais — no município, onde há 1.044 internados, sendo 499 em UTI, é de 92%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 69%.

No entanto, em toda a rede SUS da Região Metropolitana 1 — que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense — há 123 pessoas já com leitos de destino regulados em processo de transferência. Deste total, 46 são para UTI Covid.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!