Intensa e grande onda de calor nos últimos dias bateu recordes históricos da primavera de 2014, quando o Brasil também teve uma excepcional onde de calor
FreePick/Divulgação
Intensa e grande onda de calor nos últimos dias bateu recordes históricos da primavera de 2014, quando o Brasil também teve uma excepcional onde de calor


O verão só chega, oficialmente, no fim de dezembro, mas parece que a natureza decidiu antecipar seus efeitos . Com termômetros passando dos 40°C desde a semana passada, a primavera se tornou apenas uma coadjuvante no dia a dia dos brasileiros

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros marcam altas temperaturas na maior parte do país, mas estabeleceram novos recordes históricos em São Paulo e no Mato Grosso do Sul na última quarta-feira (30). Enquanto Campo Grande marcou incríveis 40,8ºC ,  a capital paulista registrou 37,1ºC – segunda maior temperatura dos últimos 78 anos


De norte a sul, o calor não te dado refresco . Em Belo Horizonte, por exemplo, o sofrimento da analista de estoque Renata Bastos começou há duas semanas. "Meu apetite diminui, minha pressão cai e até meu estômago fica ruim. O Jorge [esposo] também sofre, mas bem menos. Para piorar, ainda tenho alergia ao meu próprio suor. Fico toda vermelha e com a pele coçando. Quando eu digo que odeio calor , tenho meus motivos", afirma, entre risos. 

Mas o principal motivo tem nome e idade: a filha Alice, de apenas um ano e oito meses. "Se para nós, adultos, já é desconfortável, imagina para uma criança pequena? Ela fica irritada, não dorme e nem come direito."

O casal Renata e Jorge está fazendo de tudo para que a filha, Alice, não sofra com os efeitos do calor
Arquivo pessoal
O casal Renata e Jorge está fazendo de tudo para que a filha, Alice, não sofra com os efeitos do calor


Você viu?

A saída, conta Renata, é apelar para o combo : ventilador, água gelada, comidas leves, pouca roupa e banho de mangueira. "É assim o dia inteiro, porque não tem como ser de outro jeito. Para minimizar, a Alice toma banho de mangueira ou direto no tanque", diz. 

Mas a situação pode piorar . Pessoas que sofrem com problemas respiratórios são mais suscetíveis aos efeitos do calor. "O calor e a rinite, juntos, me deixam mais cansada e com dificuldade para respirar", relata a analista fiscal Érika Pereira, também moradora de BH. Trabalhando no sistema home office, ela passa o dia com o ventilador ligado. "Sem ventilador, seria insuportável ", afirma. 

As altas temperaturas também castigam a maior cidade do país e até quem curte dias mais quentes . "Eu gosto do calor, mas está bem complicado. É ventilador e muita água o dia inteiro. Mas ainda não me rendi ao banho gelado", confessa a psicóloga Jeniffer Rodrigues. 

Afinal, esse calorão é normal?

De acordo com Debora Rodrigues, geógrafa especialista em climatologia e professora da Universidade Estácio, é normal, mas não é comum . "A primavera é uma estação que oferece uma boa quantidade chuva, o que acaba por 'refrescar' a superfície. Mas, esse ano, a temperatura na superfície do mar está mais alta que o normal, resultando no desvio das frentes frias, que têm se deslocado para o alto mar", diz. 

Segundo Debora, o país está sob efeito de um bloqueio atmosférico, que atua como uma barreira, impedindo a chegada de sistemas que carregam chuvas , como as frentes frias. "Os ventos fortes, nas camadas mais altas da atmosfera (acima de 10 mil metros), estão impedindo a chegada da umidade."

Outra reclamação muito comum nos últimos dias é a chamada sensação térmica ou temperatura aparente, quando a temperatura parece diferente do que, de fato, é. "Isso acontece porque componentes atmosféricos, como ventos e umidade relativa do ar, alteram a transferência de energia entre o corpo e o meio ambiente. Com a baixa umidade e a falta de eventos, estamos tendo uma sensação de que a temperatura mais alta do que está efetivamente", explica a especialista.

Mas o grande questionamento, sem dúvida, é: quando esse calor todo vai acabar ? A boa notíca: apenas mais alguns dias. "Uma frente fria está prevista para vencer esses obstáculos atmosféricos nesse final de semana", afirma Debora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!