Enem seriado começa já em 2021, para ingresso em 2024
Marcello Casal Jr/Agência Brasil.jpg
Enem seriado começa já em 2021, para ingresso em 2024

O novo modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) vai começar a ser aplicado já no ano que vem, em 2021, para alunos do 1º ano do ensino médio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O ógão também afirmou que as provas serão anuais e terão questões sobre todas as disciplinas do currículo, não só português e matemática. Com isso, as provas anuais do Saeb também vão compor uma nota final para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado, que considera o desempenho do aluno ao final de cada ano do ensino médio e não apenas no 3º.

A ideia do novo modelo é transformar o principal exame de entrada para as universidades em algo mais completo, com uma análise longa sobre todo o período em que o estudante esteja no ensino médio. O coeficiente do estudante será medido ao longo dos três anos e servirá como uma forma mais ampla de ingresso na universidade. 

"O aluno vai poder fazer a prova do Saeb na sua escola, e com isso eles vão concorrer a vagas no Brasil inteiro, assim como é feito no Enem", afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep.

Ele explicou também que as avaliações serão aplicadas em toda a rede privada de ensino. “A ideia sempre foi começar a partir de 2021. No ano seguinte, vamos estender para o ensino fundamental também.” 

O plano de implementação do novo Saeb ainda está sendo desenvolvido por uma parceria entre o MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!