Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí
Divulgação
Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí

Na última segunda-feira (03), o prefeito de Itajaí, em Santa Catarina, Volnei Morastoni (MDB-SC), alegou que vai adicionar um novo tipo de tratamento contra a Covid-19: a aplicação de ozônio via anal . A cidade já colocou à disposição da população inverctina e cânfora.

Em uma live realizada no Facebook da prefeitura, Volnei Morastoni explicou que inscreveu o município na Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para iniciar 1 protocolo de pesquisa para uso do ozônio no tratamento da Covid-19. “Estamos providenciando todas as acomodações, os aparelhos, todo o kit necessário para poder aplicar ozônio“, disse o prefeito.

De acordo com ele, apenas pessoas com teste positivo para o novo coronavírus (Sars-coV-2) e que desejem vão receber o ozônio . Morastoni explicou ainda que o tratamento será feito com sessões diárias durante 10 dias.

“Provavelmente vai ser uma aplicação via retal, uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima, de 2 minutos, num cateter fininho e isso dá 1 resultado excelente“, afirmou ele.

O Conselho Federal de Medicina emitiu uma resolução em 2018 determinando que ozonioterapia só pode ser aplicada no Brasil como procedimento experimental. Segundo o órgão, a terapia deve “ser realizada  sob  protocolos  clínicos  de  acordo  com  as  normas  do  sistema  CEP/Conep, em instituições devidamente credenciadas“.

Outros tratamentos em Itajaí

“Além da ivermectina, da azitromicina, além da cânfora, nós vamos fornecer o ozônio“, disse o prefeito, se referindo a outros tratamentos adotados em Itajaí.

Você viu?

A ivermectina, medicamento usado para vermes e parasitas, começou a ser distribuída para os moradores de Itajaí no início de julho. Em abril, a cidade adotou no tratamento do novo coronavírus 1 remédio homeopático à base de cânfora.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já declarou que “ainda não existem evidências clínicas suficientes que permitam tecer qualquer recomendação quanto ao uso de ivermectina ou cânfora em pacientes com Covid-19 ”. O mesmo posicionamento é adotado pela FDA (Food and Drug Administration)  –órgão norte-americano equivalente à Anvisa.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Itajaí na última segunda-feira (03), a cidade contabiliza tem 3.648 casos confirmados da doença e 105 mortes pela Covid-19 . Com informações de Poder 360 .



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!