Agente da guarda municipal segura pinguim resgatado em praia no Rio de Janeiro
Divulgação/Guarda Municipal
Agente da guarda municipal segura pinguim resgatado em praia no Rio de Janeiro

As areias das praias do município do Rio de Janeiro não estão liberadas para banhistas. Mas na manhã deste sábado (27), guardas municipais de trânsito encontraram um visitante diferenciado. Um pinguim foi resgatado próximo ao mar na Praia da Reserva, na altura da ilha 18, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. O animal aparentava estar debilitado e foi entregue à equipe da patrulha ambiental da prefeitura, no Parque Natural Municipal Marapendi.

Leia também: 

Na manhã de sexta-feira (26), o resgate de um pinguim foi feito também no Recreio, mas na Prainha. Na ocasião, ele foi resgatado por Abílio Fernandes, gestor do Parque da Prainha. Nos dois casos o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionado. O grupo acolhe e trata de animais encontrados no litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao GLOBO na sexta, o oceanógrafo David Zee, professor do Departamento de Oceanografia da Uerj, explicou que estes animais chegam ao litoral brasileiro ao caírem em correntes marítimas e serem direcionados para as praias .

"Nessa época do ano, as correntes da região da Argentina se intensificam em direção ao Norte. O que ocorre é que o pinguim é muitas vezes surpreendido enquanto está nadando, não consegue se desvencilhar da corrente a acaba sendo trazido para São Paulo, Rio e até Bahia. Muitos ficam fracos e desidratados devido à dificuldade de alimentação. No Brasil, precisam ser resgatados e tratados e são levados para o Sul depois de recuperados", explicou o oceanógrafo.

Pinguins encontrados nas praias não devem ser alimentados, molhados nem colocados no gelo. O ideal é conter o animal com uma toalha, tomando cuidado com o bico e mantê-lo aquecido em uma caixa de papelão até a chegada de uma equipe de resgate. A patrulha ambiental pode ser acionada por meio do telefone da Central 1746, que funciona 24h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!