Idoso com máscara andando sozinho em calçada
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Brasil está na quinta posição no ranking mundial de mortos pela Covid-19

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que 20,5% da população está saindo de casa por tédio ou cansaço de permanecer em suas residências em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O levantamento foi divulgado pela pasta nesta sexta-feira (29) e mostra, no entanto, que a maioria dos brasileiros (75,3%) só sai para ir ao supermercado e comprar alimentos.

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% da população está saindo de casa para trabalhar, 42,1% para busca de serviço de saúde ou farmácia, 20,2% para ajudar familiares ou amigos, 19,8% para fazer visitas, 13,6% para fazer atividades físicas e 5,6% para fazer caminhadas com animais de estimação.

Gráfico com os percentuais dos motivos de saída de casa
Divulgação/Ministério da Saúde
Gráfico com os percentuais dos motivos de saída de casa

O estudo também mostrou como está o comportamento dos brasileiros em relação aos problemas que estão gerando incômodo por conta das medidas de isolamento social contra a Covid-19.

Leia também: Com 7,2 mil mortes, SP ultrapassa os 100 mil casos de Covid-19

Segundo a pesquisa, 41,7% da população está com dificuldade para dormir ou dorme mais do que de costume, 38,7% está com falta de apetite ou comendo demais, 35,3% estão com pouco interesse de fazer atividades do cotidiano, 32,6% se sentem deprimidos e 30,7% se sentem sem energia.

Gráfico com os percentuais de problemas que causaram incômodos
Divulgação/Ministério da Saúde
Gráfico com os percentuais de problemas que causaram incômodos

Leia também: Brasil passa a Espanha no número de mortes pela Covid-19

A pesquisa ter margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Isso significa dizer que em 95% dos casos os resultados retratam a realidade considerando a margem de erro. As entrevistas foram realizadas entre 25 de abril e 5 de maio.

    Veja Também

      Mostrar mais