Braga Netto: restrição de EUA ao Brasil é de “critérios técnicos”

O Chefe da Casa Civil afirmou ainda que o Brasil já havia adotado a mesma medida com os EUA durante a pandemia

'Nós já tínhamos bloqueado a entrada dos americanos aqui', afirma Braga Netto em coletiva
Foto: Isac Nóbrega/PR
'Nós já tínhamos bloqueado a entrada dos americanos aqui', afirma Braga Netto em coletiva


Perguntado hoje, 26, sobre possível reação por parte do governo à proibição de viagens de brasileiros aos Estados Unidos , determinada pelo presidente Donald Trump, o Chefe da Casa Civil, General Braga Netto , se alinha ao Itamaraty e informa que motivo foi “técnico”.

“O Itamaraty soltou uma nota falando sobre o assunto. A posição dos Estados Unidos, ele se baseou em critérios técnicos. Do mesmo jeito que o Brasil se baseou em critérios técnicos, porque nós já tínhamos bloqueado a entrada dos americanos aqui ”, afirmou.

Segundo Braga Netto, essa decisão não é tomada apenas pelo presidente, mas sim por uma série de autoridades integrantes do governo, além de precisar ter consenso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Você viu?

Em nota divulgada ontem, 25, o Itamaraty afirmou que a relação entre Brasil e Estados Unidos é de “cooperação bilateral no combate à Covid-19” e que “decisão do governo dos EUA baseou-se em critérios técnicos, que levam em conta uma combinação de fatores tais como os casos totais, tendências de crescimento, volume de viagens, entre outros”.

Leia também: Doria diz que relação entre Brasil e EUA será afetada; entenda motivo

“A restrição americana tem o mesmo propósito de medida análoga já adotada pelo Brasil em relação a cidadãos de todas as origens, inclusive norte-americanos, e de medidas semelhantes tomadas por ampla gama de países”, continua a nota.

O Itamaraty afirma ainda que o fluxo de comércio entre o Brasil e os Estados Unidos não terá impactos.