De acordo com pesquisadores, bloqueio deve ocorrer e todo o estado do Rio
Fernando Frazão/Agência Brasil
De acordo com pesquisadores, bloqueio deve ocorrer e todo o estado do Rio

RIO - Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base em dados gerados por modelo computacional desenvolvido na instituição, recomendam lockdown no Estado do Rio, caso não haja uma redução rápida na velocidade de transmissão. De acordo com os estudiosos, o número de infectados no estado poderá chegar a 40 mil no pico da pandemia , prevista para a primeira quinzena de junho. O modelo foi configurado levando em conta que cada pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras 2,46 pessoas, em média.

Coordenado pelos membros do Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ sobre a Covid-19, Guilherme Horta Travassos, da Coppe, Roberto de Andrade Medronho, da Faculdade de Medicina, e Claudio Miceli de Farias, da Coppe e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), o estudo inclui somente os casos de Covid-19 confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde do estado do Rio de Janeiro.

Capaz de calcular diariamente as previsões com base na evolução dos dados notificados e disponíveis, desde o início da pandemia, a ferramenta prevê o número de pessoas que poderão ser infectadas pela Covid-19, bem como pode estimar o número de óbitos em decorrência da doença no Estado do Rio Janeiro, cuja população é de 17,2 milhões.

Leia mais: Favelas do Rio tem mais óbitos por Covid-19 do que Paraná e mais 12 estados

— O modelo estima que o número de casos de Covid-19 confirmados no período de pico deverá chegar a cerca de 40 mil casos notificados, levando em conta que apenas 9% dos casos são notificados. O número de óbitos poderá chegar a 30 mil pessoas ao final da pandemia de acordo com o modelo utilizado, caso se mantenha o cenário atual, na qual apenas cerca de 50% da população fluminense segue as orientações de confinamento— , alerta Claudio Miceli.

Lockdown imediato para poupar vidas, avaliam pesquisadores

Os professores defendem lockdown imediato como forma mais eficaz, no momento, para poupar vidas e também evitar o colapso no sistema de saúde. Para se ter uma ideia, a modelagem indica que durante o pico serão necessários 800 ventiladores pulmonares novos funcionando, simultaneamente, sem contar os que já estarão em uso pelos pacientes que adoeceram antes.

Você viu?

O professor Roberto Medronho, que lidera o Grupo de Trabalho Interdisciplinar para enfrentamento da Covid-19 na UFRJ, explica que as medidas de isolamento social adotadas têm contribuído para reduzir o número de casos, mas que não são suficientes para eliminar a necessidade do Estado do Rio precisar contar com milhares de leitos e inúmeros respiradores.

— A adoção do lockdown é necessária, tendo em vista o comportamento da população até o momento, e a insuficiência de infraestrutura hospitalar do Rio de Janeiro. É a forma mais eficaz de frear a contaminação de pessoas. Os países que adotaram essa medida, como a França, já estão retornando suas atividades. O mesmo já poderia estar acontecendo no Rio de Janeiro, caso isso fosse feito — , lamenta Medronho, acrescentando que caso a vacina não chegue a tempo, enfrentaremos uma segunda onda de epidemia, cujo período ainda não é possível estimar.

Os resultados do modelo têm como base os dados epidemiológicos acumulados dos casos notificados de 20/02 a 02/05. A partir desse período, os pesquisadores calcularam a evolução da pandemia pela linha do tempo, utilizando o dia 03/05 como ponto de partida para as simulações. Data que os pesquisadores dizem que deve ser usada como referencial para interpretação dos resultados.

Modelo calcula com rapidez a evolução da pandemia

Guilherme Travassos explica que o grande diferencial deste modelo está na realimentação rápida, na evolução temporal e na visualização de forma clara do estado da pandemia. Para isso, criaram um indicador inspirado em um velocímetro, batizado de “ covidímetro ”, que sinalizará o grau de risco de colapso no sistema de saúde.

— Desenvolvemos um modelo estruturado para recalcular automaticamente e com confiabilidade o cenário futuro. Ele possibilita visualizar as consequências das atitudes tomadas há 15 dias da data de análise, o que o torna uma ferramenta importante para os gestores governamentais. Também conta com um “velocímetro” para que a população possa ver a evolução dos casos e das previsões, todos os dias, pela Internet.

Mas é necessário registrar que o modelo é alimentado por dados organizados e fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio, que podem sofrer variações por problemas de notificação , entre outras ocorrências que influenciam os resultados — , afirma Guilherme Travassos, professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!