São Bernardo é a segunda com os melhores índices
Agência Brasil
São Bernardo é a segunda com os melhores índices

Um estudo realizado pelo Instituto Votorantin listou os municípios mais e menos vulneráveis à pandemia de Covid-19 . No topo da lista das cidades mais suscetíveis a complicações decorrentes do novo coronavírus (Sars-Cov-2) está  Mojuí dos Campos , no Pará. Entre as menos vulneráveis, destaque para São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo, no segundo lugar seguida de Nova Lima, em Minas Gerais.

O levantamento levou em consideração ados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS). 

O que faz classifica uma cidade como mais ou menos menos vulnerável? Entre os índices mais importantes, estão número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores . No entanto, o IVM também considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. O Índice varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. 

Veja também: Com mais 19 mil casos, Brasil já é o terceiro país mais atingido pela Covid-19

As cidades com o maior índice de vulnerabilidade estão concentradas nas regiões Norte e Nordeste , encabeçadas pelo município de Mojuí dos Campos, no Pará. A cidade possui apenas 10 leitos de UTI e o mesmo número de respiradores. Em seguida estão Wanderley, com nenhum leito e três respiradores e Ibirataia, com 8 leitos de UTI por 100 mil habitantes e 13 respiradores para a mesma proporção.

Você viu?

São Bernardo do Campo (SP) e Nova Lima (MG) , a segunda e a terceira cidades brasileiras menos vulneráveis , possuem, respectivamente, 27 e 23 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, e 56 e 41 respiradores na mesma proporção, respectivamente.

No Pará, onde fica o município de maior vulnerabilidade, o governador Hélder Barbalho anunciou na última sexta-feira (16) a prorrogação do  lockdown , fechamento total das atividades, em vigor em dez cidades, incluindo a capital Belém, até 24 de maio.

Leia mais: "Quem tem juízo escute a medicina", rebate Mandetta sobre 'tubaína' de Bolsonaro

O estado já registrou 10.867 casos de coronavírus e 1.063 mortes pela doença. No Brasil, já são 218 mil casos e 14.817 óbitos segundo o último balanço.

Veja as 10 cidades mais vulneráveis

  1. Mojuí dos Campos – PA
  2. Wanderley – BA
  3. Ibirataia – BA
  4. Sítio do Quinto – BA
  5. Jussiape – BA
  6. Delmiro Gouveia – AL
  7. Ubaitaba – BA
  8. São Francisco – MG
  9. São Raimundo Nonato – PI
  10. Faro – PA

As 10 cidades menos vulneráveis

  • Colina (SP)
  • São Bernardo do Campo (SP)
  • Nova Lima (MG)
  • Flores da Cunha (RS)
  • Colômbia (SP)
  • Cuiabá (MT)
  • Extrema (MG)
  • Porto Reral (RJ)
  • Olímpia (SP)
  • Gavião Peixoto (SP)

Saiba mais: Dois estudos sugerem que anticorpos podem neutralizar Covid-19

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!